Visa lança plano de cibersegurança no Brasil para tornar transações mais seguras



No Brasil, bandeira Visa lança Roadmap 2022 com iniciativas para tornar as operações com cartões mais seguras e, consequentemente, reduzir fraudes.

A bandeira Visa anunciou uma iniciativa para tornar as transações financeiras mais seguras no Brasil, o Roadmap contém iniciativas para serem implementadas e/ou estimuladas no país até 2022. Dentre as ações estão: tokenização de cartões, utilização de geolocalização, uso de biometria para autenticação de compras e a popularização dos pagamentos por aproximação.

Fraudes com cartão de crédito

Brasil tem aumento crescente no número de fraudes envolvendo cartões de crédito em compras pela internet. Iniciativa da bandeira Visa quer reduzir fraudes no país nos próximos três anos.

Uma das metas primordiais da bandeira é levar os pagamentos por aproximação para 100% dos estabelecimentos. De acordo com a bandeira, hoje, ao menos 80% dos estabelecimentos possuem máquinas e/ou terminais que aceitam pagamentos por tecnologia Contactless.

No Roadmap a bandeira já se mostra preparada para o fim dos cartões de plástico, visto que deve se tornar cada mais comum os pagamentos móveis via smartphones, smartwatches e outros dispositivos por aproximação.

Ao adotar a tokenização de cartões nos pagamentos por aproximação, por exemplo, os emissores de cartões passaram a gerar um número de cartão exclusivo para cada transação, o que pode coibir fraudes.

COMPRAR ONLINE DEVE FICAR MAIS SEGURO

As iniciativas da bandeira Visa vão além das compras presenciais, a empresa deve estimular a adoção de novas tecnologias para melhorar a segurança das compras pela internet no Brasil.

Na Europa, a bandeira Visa já está melhorando a segurança das compras pela internet em parceria com os emissores de cartões, a iniciativa inclui desde a utilização de confirmação de compras por aplicativo até o uso de elementos adicionais de segurança, token por exemplo. A ideia é por fim a compra pela internet apenas com os dados impressos nos cartões (número, validade e código de segurança).

Através da adoção de elementos adicionais de segurança será possível reduzir os riscos nos pagamentos e por fim ao chamado chargeback, que é quando um estabelecimento tem um pagamento cancelado unilateralmente por fraude financeira, ficando com o prejuízo da operação.

Dentre as iniciativas do Roadmap de Cibersegurança, incluem:

  • Adoção da confirmação de compras online por aplicativos;
  • Utilização da tokenização de cartões em compras em estabelecimentos físicos ou pela internet (tal como já faz o Samsung Pay e o cartão de crédito da Apple);
  • Estimular os emissores a utilizarem a geolocalização nos aplicativos para coibir fraudes em compras em estabelecimentos físicos;
  • Popularização dos cartões virtuais em compras pela internet;
  • Confirmação de compras por biometria, Face ID, voz ou outros elementos de segurança que viabilizem a identificação do titular e, dessa forma, impedir que o pagamento seja utilizado por terceiros;
  • Conscientização dos consumidores sobre práticas de segurança;

A iniciativa da bandeira chega em um momento em que o Brasil se destaca entre os países com o maior número de tentativas de fraudes por minuto.