Santander emitirá todos os novos cartões com tecnologia Contactless



Novos cartões do Santander terão tecnologia que permite pagamentos por aproximação.

O Banco Santander Brasil anunciou que emitirá todos os seus cartões com a tecnologia Contactlesstecnologia que permite que os consumidores realizem pagamento sem precisar inserir o cartão na maquininha – a partir dessa segunda-feira (18).

A popularização de pagamentos por aproximação é uma tendência global, desde 2018 algumas bandeiras vêm estimulando os emissores a adotarem a nova tecnologia. A bandeira MasterCard, por exemplo, anunciou em 2018 que tornaria obrigatória a emissão de todos os seus cartões com a tecnologia Contactless; desde então vários emissores estavam se preparando para oferecer a tecnologia.

Contactless

Quem pedir um novo cartão ou solicitar uma segunda via vai receber um plástico com tecnologia Contactless no Santander.  (divulgação)

Para os emissores a popularização da tecnologia é essencial para não perder espaço para a concorrência, visto que muitos emissores como o Banco Inter e o Nubank, por exemplo, já anunciaram que vão trocar o cartão de todos os clientes para popularizar a tecnologia contactless.

No contactless o cliente consegue comprar sem precisar digitar a senha, desde que a transação tenha valor de até R$50,00. Para valores acima de cinquenta reais a maquininha solicitação a digitação da senha logo após a aproximação do cartão.

SEGUNDA VIA ESTÁ SUJEITO À COBRANÇA DE TARIFA

Como o Santander não liberou a troca gratuita (apenas no vencimento ou para novos clientes), dependendo do cartão que o usuário possui e do motivo da solicitação de um novo cartão, poderá haver a cobrança de tarifa por segunda via de cartão, dependendo da variante em que o cliente possui.

Diferentemente do Banco Itaú que anunciou que substituirá gratuitamente o cartão mediante solicitação, o Santander só emitirá cartões de novos clientes ou então solicitação de segunda via por perda, roubo ou extravio.

Em São Paulo já é possível pagar a passagem de ônibus da capital em mais de 200 ônibus usando a tecnologia, basta que o passageiro aproxime um celular, smartwatch, cartão ou qualquer outro método de pagamento que permita pagamentos por aproximação.

Com a popularização dos pagamentos por aproximação os bancos fazem uma corrida para oferecer a tecnologia aos seus clientes. Os bancos querem evitar que os clientes priorizem o pagamento com cartões da concorrência que já oferecem a novidade.