Aumentam compras pela internet com cartão de débito



Aumenta parcela de lojas que aceitam cartões de débito em compras pela internet.

O cartão de crédito ainda é um produto restrito a uma pequena parcela da população, pois o produto depende de análise de crédito e consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Ironicamente, 86% das compras pela internet ainda são feitas via cartão de crédito, pois a função débito ainda é pouco utilizada pelo e-commmerce.

A boa notícia é que o número de lojas virtuais e aplicativos que aceitam cartão de débito em compras online aumentou 70%, de acordo com uma pesquisa feita pela Visa Consulting & Analytics, de Junho de 2018 a Junho de 2019 a empresa notou um aumento de setenta por cento no número de pagamentos pelo cartão de débito em compras pela internet.

Fraudes com cartão de crédito

Compras pela internet já podem ser pagas no cartão de débito; mas percentual de consumidores que pagam com débito em compras online ainda é baixo.

Aproveitando a popularização do cartão de débito, muitos bancos têm oferecido uma linha de crédito que permite até mesmo o parcelamento de compras no cartão de débito; algo que até pouco tempo atrás seria algo improvável.

APLICATIVOS SÃO OS QUE MAIS ACEITAM PAGAMENTOS COM CARTÃO DE DÉBITO

A popularidade do cartão de débito no Brasil fez com que várias lojas virtuais se adaptassem ao plástico utilizado pela maioria dos brasileiros. No exterior o cartão de débito geralmente já funciona em qualquer site na internet, isso porque ele passa como se fosse um crédito, mas debita o valor da compra na hora da conta bancária vinculada ao cartão.

Por aqui a aceitação de débito online depende de parceria com os bancos e instituições financeiras, pois o processamento das transações é diferente do cartão de crédito.

Dentre as empresas que já recebem pagamentos pela internet na função débito podemos citar: Uber, iFood, Cabify, Dafiti, 99, Rappi, Spotify, Netflix (beta), dentre outros.

Para ajudar nessa popularização alguns bancos estão deixando de emitir cartões puro débito e passando a emitir cartões pré-pagos, a principal característica desse tipo de cartão é que ele funciona como “crédito”, mas debita o valor da compra na hora da conta. Há ainda a possibilidade de se criar um cartão pré-pago múltiplo, esse tipo de produto funcionaria sempre como crédito, mas daria ao correntista o poder de processar a transação com débito direto na conta bancária ou então lançar o valor à vista ou parcelado na fatura do cartão de crédito (se houver a disponibilidade).

Há empresas que emitem o cartão físico na função débito ou múltiplo, mas disponibilizam um cartão virtual para compras pela internet. É o caso da Neon, ela disponibiliza o cartão virtual pelo aplicativo.





Secured By miniOrange