Cielo testa pagamentos por reconhecimento facial



Consumidor pode dispensar o cartão físico e o smartphone na hora de pagar.

Nesta quinta-feira (18), a Cielo começou a testar uma nova tecnologia de pagamentos que é capaz de dispensar completamente a necessidade de contato físico na hora de pagar. Em parceria com a startup catarinense Payface, a Cielo começou a aceitar pagamentos por reconhecimento facial, a tecnologia elimina a necessidade do cartão físico e até do smartphone do pagador.

Em parceria com a startup Payface, Cielo começa aceitar pagamentos por reconhecimento facial em São Paulo. (imagem: divulgação Payface)

Inicialmente, o projeto-piloto será testado em parceria com a Drogaria Iguatemi, em um shopping da cidade de São Paulo, mas, futuramente, deve ser estendido para outras redes de drogarias. Dentro de alguns meses o serviço também deverá começar a ser testado em supermercados.

O sistema é capaz de evitar fraudes financeiras e, ao mesmo tempo, oferece mais conveniência ao pagador, pois ele só precisa mirar o rosto no leitor do estabelecimento.

No vídeo abaixo é possível conferir o funcionamento da tecnologia de pagamento por reconhecimento facial:

De acordo com a Cielo, o sistema não pode ser fraudado com a utilização de uma foto ou vídeo da pessoa cadastrada.

COMO FUNCIONA O PAYFACE

É fácil! Primeiro o consumidor precisa baixar o aplicativo Payface e cadastrar a sua biometria facial (selfie) + um cartão de crédito para realizar pagamentos. Aí é só ir até um estabelecimento que aceite a tecnologia, na hora de pagar basta aproximar o rosto da câmera, tablet ou smartphone do caixa. Pronto! Em segundos o pagamento é concluído sem que o consumidor precise ter contato físico.

O smartphone do consumidor não é necessário no momento do pagamento; o cadastro no app da Payface é apenas para cadastrar a biometria facial e o cartão de crédito que será utilizado nos pagamentos.

A tecnologia é capaz de identificar o usuário mesmo se ele estiver usando óculos ou máscara de proteção.

Na China os pagamentos por reconhecimento facial já são uma realidade, muitos chineses só pagam utilizando a tecnologia pois ela torna a experiência de pagamento muito mais rápida do que os métodos convencionais.