Para popularizar Pix no varejo, Linx adota QR Code do Pix nas maquininhas TEF.
A Linx – empresa líder em tecnologia de software de processamento e pagamento para o varejo – lançou uma novidade que promete popularizar a aceitação do Pix em estabelecimentos comerciais. A partir de agora, os softwares e as maquininhas da Linx aceitam pagamentos via QR Code do Pix.
A novidade contempla as maquininhas do tipo TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), que nada mais é do que uma maquininha que é conectada ao sistema de pagamento do estabelecimento, podendo inclusive ser interligado ao sistema de emissão de notas fiscais.
Assim, a novidade da Linx deve ampliar o rol de estabelecimentos elegíveis para receber pagamentos por QR Code nos próximos meses. Além do QR Code do Pix, as maquininhas da Linx também já aceitam pagamentos por código QR de diversas empresas.
De acordo com o vice-presidente da Linx Pay Hub, Denis Piovezan, o processo de pagamento funciona 100% integrado ao sistema do caixa e não demora mais do que 10 segundos: “Por estar integrado ao sistema de ponto de venda do varejista, o pagamento com o Pix via TEF será contabilizado como qualquer outro. O comprovante é emitido assim que a compra for confirmada, em no máximo 10 segundos, e o varejista terá a visualização completa dos seus recebíveis no final do dia, da semana ou do mês“, afirmou.
Devido as características do Pix, a aceitação de pagamentos pela tecnologia não é automática em todos os estabelecimentos que utilizam o sistema da Linx; o estabelecimento precisa cadastrar uma chave de endereçamento do Pix que, obrigatoriamente, precisa ser de mesma titularidade do sistema do estabelecimento, a partir daí passa a ser elegível para receber pagamentos instantâneos através do sistema de integração.
O QR Code pode ser mostrado na tela do sistema ou ainda no visor da maquininha. Aí basta que o pagador abra um aplicativo compatível com o Pix e faça o pagamento usando a câmera do celular.
O Pix é hoje utilizado majoritariamente pelas pessoas físicas; as empresas ainda resistem ao uso da nova tecnologia justamente pela dificuldade de integrar o sistema de pagamento com o sistema fiscal e de controle de estoque; aí que entra a importância da integração do Pix nos sistemas de pagamentos.
O código de pagamento é único para cada pagamento, o que facilita a identificação no sistema em tempo real.