Itaú vai lançar alternativa as máquinas de cartões com taxa de 1%



iti pagará vendas instantaneamente e terá taxa de, apenas, 1%, sendo que a solução deve ser gratuita para o consumidor.

Depois que a Rede – do Banco Itaúzerou a taxa de antecipação de recebíveis, o laranjinha prepara o lançamento de um produto que pode fazer concorrência as próprias máquinas e terminais de cartões de crédito e débito. O iti será uma carteira de pagamento do Banco Itaú, cujo funcionamento é parecido com o aplicativo PicPay.

iti Banco Itaú

Itaú já prevê o fim dos cartões com o lançamento de solução de pagamentos via celular com taxa de apenas 1% para estabelecimentos. (imagem: reprodução site iti Itaú)

Possíveis vantagens do iti:

  • Receba vendas instantaneamente;
  • Taxa de apenas 1% para receber vendas;
  • 100% gratuito para o consumidor (tal como o PicPay);
  • Não é necessário ter conta bancária;
  • Só baixar o aplicativo e começar a enviar e receber pagamentos;
  • Não é necessário adquirir maquininhas de cartões, pois o consumidor/vendedor poderá usar o próprio aplicativo;
  • Possibilidade de realizar pagamentos via QR Code (em breve) nas máquinas da Rede;

Para o consumidor o uso do aplicativo para compras, saques, depósitos e pagamentos deve ser 100% gratuito, já para estabelecimentos ou transações com fins comerciais a taxa para receber vendas deve ser de 1%.

Além da taxa de, apenas, 1%, o iti do Banco Itaú pagará vendas instantaneamente, sendo que o usuário terá opção para carregar a carteira através de depósitos, transferências ou até mesmo cartões de crédito.

O novo serviço de pagamentos do Banco Itaú pode colocar em risco o mercado de máquinas de cartões se houver uma forte adesão no mercado, já que a taxa será de apenas 1%, contra média de 1,99% nas vendas do débito e 3,49% nas operações do crédito à vista nas maquininhas.

SERVIÇO CONCORRENTE DA CIELO

A Rede deve lançar uma novidade em suas maquininhas e leitores de cartões nas próximas semanas para permitir pagamentos via iti, ela permitirá que os comerciantes recebam vendas através de QR CODE direto na maquineta. O serviço deve ser bem parecido com o Cielo QR Code, no momento do pagamento o cliente poderá optar por pagar via Código QR, daí a maquininha gerará um código que deve ser lido pelo aplicativo do iti.

Para quem não tem máquina da Rede será possível também receber pagamentos por meio do aplicativo do iti, que poderá ser utilizado tanto por Pessoa Física quanto por Pessoas Jurídicas.

A nova solução de pagamentos do Banco Itaú deve acirrar ainda mais a disputa pelo mercado de pagamentos no Brasil, já que pode ser uma alternativa mais barata às máquinas de cartões.

Para o consumidor abrir uma conta no iti deve ser um procedimento relativamente fácil, já que bastará baixar o aplicativo e preencher um cadastro simplificado. Não será necessário envia foto de documentos e nem aguardar análise, já que o procedimento será automatizado através de uma plataforma de verificação de dados em tempo real.

O usuário do serviço não precisará ter conta em banco, a ideia é que o serviço inclusive se torne uma alternativa a eles.