Inter lançará função que transforma celular em maquininha de cartão NFC



InterPay transformará celular em maquininha de cartão, permitindo pagamentos por aproximação.

Em Agosto de 2019 noticiamos que o Banco Inter estava desenvolvendo desde 2017 uma novidade que promete revolucionar a indústria de pagamentos no Brasil. O novo recurso permite que os clientes transformem o celular em uma espécie de maquininha NFC, o que permite que os clientes que possuem smartphones com essa tecnologia recebam pagamentos por aproximação com cartão físico diretamente pelo celular.

Interpag NFC

Banco Inter promete baixar os custos para correntistas receberem vendas com cartões de crédito e débito via smartphone. (Imagem: divulgação Presidente do Banco Inter, João Vitor Menin)

Em 2019 o presidente do Banco Inter, João Vitor Menin, prometeu o lançamento da novidade no primeiro trimestre de 2020, mas eis que agora surge um novo prazo, a instituição afirmou que vai lançar o recurso no Interpay no terceiro trimestre de 2020.

O InterPay será um conjunto de soluções de pagamentos do Banco Inter que deve incluir o InterPag – solução de pagamentos por QR Code – e também o recurso que permite pagamentos por aproximação com cartões ou carteiras digitais como Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay diretamente pelo aplicativo do banco.

O InterPay do Banco Inter poderá ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas, com ou sem finalidade comercial. No caso das pessoas físicas, a ideia é que o app possa ser utilizado para receber dívidas de outras pessoas. Já para empresas e MEIs o app poderá ser utilizado comercialmente com taxas inferiores as cobradas pelas maquininhas de cartões.

Para usar o recurso bastará que o correntista PF, PJ ou MEI tenha um smartphone com tecnologia NFC. Após digitar o valor da venda/cobrança bastará aproximar no celular o cartão com tecnologia contactless; ou então outro smartphone ou dispositivo vestível (pulseira, smartwatch, etc) que permita pagamentos por aproximação.

No vídeo abaixo é possível entender o funcionamento da novidade na prática:

Em um primeiro momento a solução de pagamento aceitará pagamentos de até R$50,00 – que é o limite para processar pagamentos por Contactless sem senha – e com cartões de crédito ou débito das bandeiras MasterCard e Visa.

Usar o smartphone com tecnologia NFC para receber pagamentos com cartões não é uma ideia nova, a própria Samsung já possui um aplicativo (Samsung Pay Touch) com esse conceito no exterior. No Brasil, no entanto, o Banco Inter deverá ser a primeira instituição financeira a lançar um recurso que transforma o celular em maquininha sem a necessidade de um leitor externo.

Caso as taxas do InterPay via InterPag sejam inferiores às cobradas pelas credenciadoras, o Banco Inter tem potencial para popularizar a novidade, principalmente entre os autônomos e profissionais liberais, que ficaram livre do aluguel e não terão que gastar dinheiro com a compra de maquininhas.

Como os smartphones com NFC e os cartões Contactless estão se popularizando no Brasil, desde 2019 várias bandeiras só permitem a emissão de cartões com essa tecnologia, a novidade do banco Inter tem tudo para conquistar espaço no mercado.





Secured By miniOrange