Máquinas TEF dificultam adoção de QR Code da Cielo



Falta de atualização de máquinas TEF impede pagamentos por QR Code na Cielo.

Em quase todas as maquininhas de cartões da Cielo já é possível pagar por QR Code usando a câmera do celular, a empresa é líder na tecnologia no Brasil. De acordo com a credenciadora, é possível pagar pela funcionalidade em mais de 1 milhão de máquinas.

MÁQUINA TEF

Em máquinas sem fio o pagamento por QR Code está quase sempre disponível, já as máquinas interligadas ao computador do caixa geralmente não oferecem esse tipo de tecnologia. (divulgação)

O grande problema é que nem sempre é possível pagar por QR Code nas máquinas da Cielo.

Durante o mês de Março tentei pagar por QR Code em todas as máquinas da Cielo que encontrei, mas tive uma experiência não muito agradável quanto a aceitação.

No aplicativo do PicPay é possível verificar os estabelecimentos que possuem máquinas da Cielo e que, portanto, deveriam ser compatíveis com os pagamentos por QR Code.

Nos estabelecimentos com máquinas sem fio eu sempre consegui pagar por QR Code. O problema foi quando tentei pagar usar a câmera do celular em estabelecimentos que possuem máquinas do tipo TEF, que são aquelas que funcionam integradas ao computador/caixa.

No Carrefour, por exemplo, sempre que eu pedia para pagar por QR Code o caixa informava que tinha que chamar outro funcionário para que ele “emprestasse” uma maquininha sem fio, pois a máquina que funciona integrada ao sistema de cupom fiscal ainda não estava atualizada para esse tipo de pagamento.

Anteriormente, a Cielo havia informado que os pagamentos por QR Code estariam disponíveis em todas as maquininhas, mas, infelizmente, isso ainda não aconteceu!

Além da ser incompatíveis com algumas máquinas da Cielo, outro ponto que acaba dificultando os pagamentos por QR Code no Brasil é a falta de treinamento dos caixas, muitos fazem cara de espanto quando peço para por QR Code; a maioria só entende quando solicito o pagamento pela câmera do celular.

É fato que a Cielo está investindo bastante nos pagamentos por QR Code, a credenciadora já realizou mais de 1 milhão de pagamentos pela tecnologia e é a maior processadora de pagamentos pela novidade.

Parte do sucesso da Cielo pode ser atribuído ao grande número de parcerias que a empresa realizou, o QR Code da Cielo já é compatível com os aplicativos do PicPay, Mercado Pago, Bradesco, Banco do Brasil, Agibank, Next, Banco Original, Payly, dentre vários outros.

Hoje só vejo duas barreiras que dificultam a adoção dos pagamentos por QR Code: incompatibilidade com algumas maquininhas e a falta de treinamento sobre o uso dessa tecnologia nos estabelecimentos comerciais.





Secured By miniOrange