Pagamentos por QR Code podem afetar administradoras e bandeiras de cartões



Pagamentos por QR Code barateiam pagamentos pois eliminam, em alguns casos, a taxa MDR.

A popularização dos pagamentos por QR Code pode ter um resultado catastrófico para administradoras de cartões, bandeiras e algumas credenciadoras de pagamentos, pois muitas soluções de pagamentos estão eliminando dois ou três intermediários na hora de pagar.

Se antes para pagar com cartão era preciso envolver, no mínimo, três partes, são elas: credenciadora de pagamento responsável pela maquininha de cartão, administradora do cartão e, por último, a bandeira (Visa, MasterCard, Elo, etc); agora os pagamentos por QR Code podem ser feitos sem depender de intermediários.

Pagamentos por QR Code

Popularização de pagamentos por QR Code pode reduzir ainda mais o custo de pagamentos no Brasil, pois pode acabar com a taxa MDR dos cartões.

É o caso da solução de pagamentos por QR Code da Cielo, recentemente a credenciadora anunciou a entrada do aplicativo MercadoPago na solução, tal parceria vai permitir que a Cielo receba 100% das taxas cobradas dos estabelecimentos nos pagamentos via QR Code, algo que não seria possível caso o pagamento fosse feito com cartões.

GUERRA DAS MAQUININHAS E FUGA DA TAXA MDR

A principal razão dos bancos e credenciadoras de pagamentos investir na popularização dos pagamentos por QR Code no Brasil se deve a uma estratégia para aumentar o faturamento, visto que os pagamentos por QR Code não possuem a taxa MDR (Merchant Discont Rate), taxa comum nos cartões e que é rateada entre a credenciadora, administradora do cartão e bandeira do cartão utilizado no pagamento.

Para evitar que isso aconteça as administradoras de cartões e bandeiras estão investindo nos pagamentos por aproximação, pois eles ainda possuem a administradora e a bandeira como intermediários de um pagamento.

O Itaú lançou a sua própria solução de pagamento por QR Code, as máquinas da Rede começaram a aceitar pagamentos pelo iti. O Banco Safra, PagSeguro, Mercado Pago seguiram a mesma linha e também lançaram suas próprias soluções de pagamentos.

Até o momento a solução de pagamento por QR Code mais popular no Brasil é a da Cielo, desde que lançado a empresa já realizou mais de 1 milhão de pagamentos pela tecnologia. O principal motivo do crescimento da solução da Cielo se deve na integração das maquininhas com contas e aplicativos de terceiros, além de receber pagamentos pelo APP Cielo Pay, as máquinas também aceitam pagamentos pelos aplicativos do Bradesco, Banco do Brasil, Original, Agibank, banQi, PicPay, Mercado Pago, Next, dentre vários outros.

Para os estabelecimentos a popularização dos pagamentos por QR Code deve baratear ainda mais as taxas dos pagamentos, pois acirrará a compentição do setor.





Secured By miniOrange