Menor de 18 anos pode solicitar um cartão de crédito?



Aqueles que ainda não completaram dezoito anos até poucos anos atrás não poderiam adquirir um cartão de crédito. Hoje em dia isso já é possível, já existem bancos que liberam a solicitação para adolescentes. Neste artigo explicaremos como conseguir um cartão de crédito antes de completar a maioridade. O banco que mais têm investido neste tipo de público é o Itaú, ele disponibiliza inclusive a solicitação online, desde que o solicitante seja emancipado e já tenha CPF.

cartao-de-credito-visa-master

JOVENS EMANCIPADOS

A maioria dos bancos aceitam clientes com idade a partir de 16 (dezesseis) anos caso sejam emancipados. A emancipação é um documento que pode ser obtido em cartório, nele o jovem passa a ser considerado “independente” e, portanto, responsável legal pelas próprias atitudes. No sistema financeira o cidadão que é emancipado pode fazer cartões de crédito e até solicitar empréstimos.

O Banco Itaú e a Caixa Econômica Federal são duas instituições que já possuem política de concessão de crédito para esse público. A solicitação deve ser feita em qualquer agência, basta que o jovem emancipado apresente a seguinte documentação:

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de renda (trabalho ou estágio);
  • Comprovante de endereço recente;
  • Comprovante da emancipação;

A instituição fará uma análise de crédito e, se aprovado, o cartão de crédito é enviado por Correios. É fundamental que o jovem tenha, no mínimo, 16 anos e que tenha uma renda formal ou informal.

Existem também instituições financeiras que não reconhecem a emancipação e, portanto, não aceitam clientes com menos de 18 anos. É o caso da Cetelem, Nubank, Citi, HSBC e Safra.

COMO ADICIONAL

Já como adicional é mais fácil, a maioria dos bancos aceitam cartões adicionais a partir dos 12 anos, embora algumas instituições já tenham exigido, no mínimo, 16 anos para ser adicional. No cartão adicional não há concessão direta de crédito ao jovem, já que o limite compartilhado é o do titular, que é o responsável pelo pagamento das despesas do cartão dependente.

O adicional também é mais fácil de ser adquirido, pois não há análise de crédito. Para solicitá-lo basta que um titular maior de dezoito anos entre em contato com a administradora e peça um adicional. O cartão é enviado por correios alguns dias após a solicitação. A vantagem é que o titular pode limitar o limite dos cartões adicionais.

É comum que pais solicitem cartões adicionais para seus filhos ou cônjuges.